Utilizando Dados do ERP para sua Previsibilidade Financeira

Obter previsibilidade financeira é um dos principais fatores que levam empresas à adoção de um ERP. Todo gestor sabe que um negócio precisa de controle orçamentário para fazer projeções corretas.

Em tempos de crise financeira, como essa que estamos enfrentando do coronavírus, é necessidade de primeira ordem saber quando fazer investimentos, onde cortar despesas, montar cenários financeiros e ter uma base confiável de números para planejar a manutenção da empresa.

Mas o Que é Previsibilidade Financeira?

A Previsibilidade Financeira é o objetivo final de um planejamento orçamentário bem realizado, com metodologia correta, acompanhamento em cada fase e revisões periódicas. Ela é o estágio a ser alcançado, mostrando assim a maturidade da área financeira de uma organização.

A grande maioria das empresas faz o planejamento orçamentário, mas são poucas que perpassam todas as etapas, chegando na previsibilidade financeira.

Um Pouco Mais sobre a Importância da Previsibilidade Financeira

Ao atingir a previsibilidade financeira, a organização passar a ter algumas vantagens importantes para a gestão. Orientar decisões com base em dados é possivelmente o maior benefício. Além de saber o faturamento dos próximos períodos, será possível antever custos e gastos, possibilitando assim tomadas de ações corretivas.

O planejamento de um longo período será baseado na previsibilidade financeira. Sejam investimentos, contratações, cortes, criação de produtos e serviços, todos os passos seguintes do negócio serão avalizados pela previsibilidade financeira.

E quando falamos em decisões, não estamos nos limitando a cortes, mas também abrangemos investimentos, seja através de empréstimos ou aporte financeiro próprio. A previsibilidade financeira possibilita enxergar o futuro e assim projetar cada passo.

Como Conquistar a Previsibilidade Financeira?

O segredo está no planejamento orçamentário bem desenvolvido, ou seja, um planejamento que tome como base números passados sobre vendas, custos e despesas, para planejar os meses seguintes de acordo com as metas estabelecidas.

A primeira meta é sempre sustentar a empresa ativa, com recursos para manter a operação. Outros objetivos podem variar, como aumento de faturamento, incorporação de outro negócio, compra de bens e etc.

Você sabe quanto precisa vender para cobrir custos e despesas, gerando lucro, até o final do ano?

Essa é uma questão que metade dos gestores não sabe responder.

A previsibilidade financeira só pode ser alcançada baseada no histórico de informações. Para fazer projeções futuras é preciso conhecer o passado e o presente. E uma organização pode fazer isso extraindo dados de seu ERP.

A Função do ERP nessa Conquista

Com o ERP centralizando todas as informações, relatórios completos de fluxo de caixa e operações financeiras serão produzidos para viabilizar a previsibilidade da receita. Mais do que isso, uma solução de software de gestão integra setores, possibilitando uma visão ampla da empresa, além de automatizar processos, inclusive financeiros, diminuindo muito os erros.

A atividade financeira de uma empresa, se não gerenciada com as melhores ferramentas, é muito suscetível a erros. Por isso a necessidade de mitigar ao máximo qualquer equívoco. Qualquer informação lançada incorretamente, como uma nota fiscal ou recebimento, pode significar um erro grosseiro nos relatórios finais.

Dentre as informações mais importantes para extrair do ERP, temos as receitas, que são todas as entradas; custos, que são os gastos para o serviço ser mantido, como compra de insumos para fabricação do produto; despesas, que consistem nos valores  ligados à atividade meio, como contas de luz, aluguel e comissões.

Recolher essas informações é a base para o início de um planejamento orçamentário.

__

Sua empresa gostaria de contar com um sistema de gestão integrada, agregando inteligência e automação aos processos? Nós da Vitalbyte somos comprometidos com o resultado de nossos cliente. Oferecemos as melhores soluções do mercado para alcançar a melhor aderência possível aos métodos das organizações.



Deixe uma resposta