Como Garantir uma Boa Integração entre ERP e Loja Virtual?

Ter um sistema que permita a gestão da empresa de modo fácil e rápido, integrando todos os dados da mesma, até certo tempo atrás parecia algo difícil de concretizar, dada a complexidade de alguns setores. No entanto, hoje já é realidade, através do ERP Integrado, que para a maioria das empresas é quase impensável trabalhar sem um software de gestão.  E se o seu negócio for exclusivamente online, através da web, você também pode fazer a integração entre ERP e Loja Virtual.

Mas antes de qualquer coisa o que é o ERP Integrado?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou em bom português, sistema de gestão empresarial. Basicamente o ERP Integrado, ou software de gestão empresarial integrado, visa auxiliar o gestor da empresa no intuito de melhorar os processos internos, integrando-os. Em suma, as atividades de diferentes setores, desde vendas à contabilidade, estoque e financeiro, estariam com dados e informações relevantes à empresa totalmente integralizados, facilitando o acesso e viabilizando a comunicação da empresa, além da tomada de decisões.

Por centralizar todas estas informações em uma plataforma única, todo o fluxo de dados da organização flui mais rapidamente, sendo facilmente acessado quando necessário e em qualquer lugar do mundo.

Mas como funciona essa integração entre ERP e Loja Virtual?

Agora que você já sabe o que é ERP, como ele funciona e como ele pode ajudar a gestão e os negócios de uma empresa. Para quem tem uma loja virtual (e-commerce), organizar as informações de uma maneira controlada, objetivada e hierarquizada torna-se um verdadeiro desafio sem a ajuda de um ERP.

Algumas Vantagens da Integração:

·         Fidelização de clientes:

Com informações mais detalhadas acerca de todos clientes, o gestor pode manipular estes dados para traçar um perfil específico e apurado sobre cada um deles. Esta personalização permite oferecer produtos e serviços também personalizados, garantindo maior satisfação dos consumidores, e consequente fidelização de clientes.

·         Cadastro Rápido e Unificado:

Uma loja virtual exige velocidade na operação. Com integração total do ERP com Loja Virtual e Marketplaces, o cadastro será único, otimizando tempo e colocando o produto no ar de forma rápida e eficiente.

·         Automatização dos processos

Conferir vendas, tributos, contabilidade, atualizar planilhas de estoque e informar pagamentos/recebimentos e muitos outros processos presentes em uma empresa, principalmente nas virtuais, devem ser baseados em dados confiáveis. Com a integração do ERP com a Loja Virtual os processos serão automatizados e os dados seguros.

·         Integração com os Principais Marketplaces

Vender online, sem contar com os principais marketplaces, é abdicar de uma grande parte do faturamento. Os shoppings virtuais, como Magazine Luiza, Mercado Livre, Americanas, Extra, Amazon, Submarino e Walmart, expandem seu alcance e alavancam suas vendas.

·         Reduções

Estoque: Com a melhora na administração de estoque, o gestor com certeza vai conseguir diminuí-lo, evitando compras e custos acima do necessário e possíveis desperdícios.

Tarefas: Com a automatização de inúmeros processos básicos, você vai poder direcionar melhor seus colaboradores para outras funções na empresa, mais importantes e estratégicas.

Erros: com dados mais confiáveis, processos mais redondos e a comunicação entre os diversos setores da empresa fluindo melhor e mais rapidamente, os erros tendem a diminuir significativamente.

Custos: Todos as vantagens descritas até agora culminam com a redução de custos, afinal o retrabalho é minimizado, a produtividade aumenta e a assertividade é regra.

No entanto, não são todos os sistemas de gestão empresarial que se integram perfeitamente com as lojas virtuais. Assim como não são todas as plataformas que se integram perfeitamente com os ERPs. Recomenda-se escolher bem as soluções contratadas, de preferência contando com um parceiro especialista no assunto.

E quem pode garantir essa boa integração? Nós da Vitalbyte. Oferecemos o serviço de integração entre ERP e loja virtual, possibilitando a centralização de todas as informações da sua empresa, de onde é possível emitir relatórios e métricas importantes para a sua loja virtual. Entre em contato com nossos especialistas.

Além desse tipo de integração temos uma equipe com expertise para integrações de sistemas legados e soluções especialistas a fim de derrubar as barreiras que criam silos de informações nas empresas, um dos grande problemas de gestão já identificados.



Deixe uma resposta