O que Esperar da Implementação de um ERP?

Com razão, as empresas criam expectativas ao contratar um sistema de gestão empresarial. O ERP é uma solução que automatiza processos, integra áreas e sistema, fornece uma visão ampla da organização e facilita o controle administrativo. Uma gestão profissional sabe da importância de contar com essa poderosa solução.

Mas se faz necessário levar em consideração a complexidade e as necessidades da organização. A implementação de um ERP pode falhar e, para isso não acontecer, é crucial chegar em objetivos realistas.

Cabe aos gestores a estruturação de duas frentes, o alinhamento de expectativas e a garantia da colaboração interna.

As Expectativas que Devem ser Controladas

Contratar e implementar um ERP não garante muita coisa. Muitos usuários crêem que o ERP vai executar todas as ações necessárias e resolver todos os entraves existentes em seus processos. Nossa experiência mostra que para um ERP desempenhar plenamente ele precisa que as informações de entrada (input) sejam corretas, para assim as respostas (output) serem seguras.

Atualmente os softwares são adaptáveis e flexíveis, mas uma organização precisa compreender que o ERP não vai, de forma mágica, se adequar completamente aos seus processos. O time responsável pelo projeto é também responsável por entender todos os processos atuais, revisar cada um e modificá-los para que a aderência seja plena. 

Os objetivos da contratante devem ser avaliados de forma constante, sempre de acordo com as necessidades identificadas. O projeto de implementação é dividido em muitas etapas, que para serem cumpridas dentro do prazo exigem esse monitoramento em tempo real.

Outra crença muito comum dentro das empresas é que, quanto mais parametrizações, maior vai ser o controle dos processos. Pelo contrário, um ERP pode ficar engessado atuando com um alto nível de parametrização, atuando de forma menos aderente à realidade e consequentemente induzindo erros gerenciais.

O Fator Humano é Fundamental

Depois dessas afirmações, você já deve ter notado que o fator humano é fundamental para o sucesso da implementação de um ERP. Por isso é preciso um treinamento adequado da equipe, para garantir que o pessoal esteja alinhado com os processos e a tecnologia.

As mudanças ocasionadas, quando da implementação do software, movimentam a cultura de uma organização. Sendo um processo muitas vezes revolucionário, que altera métodos enraizados no cotidiano empresarial, a chegada de um ERP pode gerar resistência internas.

Uma equipe interna deve ser montada com foco nessa transição. É papel da equipe, formada por gerentes, líderes e colaboradores influentes, trabalhar as modificações e atualizações necessárias juntamente com o restante do pessoal. 

São esses influenciadores organizacionais os responsáveis pelo convencimento da empresa como um todo, trabalhando em conjunto com o time de implementação. Em tempos atuais, a cultura da mudança deve ser incorporada em todos os níveis de uma corporação.

__

O projeto de um ERP não pode ter ruídos. Todas as etapas devem ser assimiladas pelos envolvidos e acompanhadas com empenho. A empresa deve reavaliar constantemente seus objetivos. 

São muitos os desafios que se pode esperar na implementação de um erp, mas que são possíveis de serem vencidos por um planejamento minucioso e com a colaboração de um parceiro de implementação que tenha experiência no assunto.

É isso que oferecemos aqui na Vitalbyte, expertise em implementações e integrações. Estamos comprometidos com os resultados de nossos clientes, sabemos como mitigar erros e riscos ao implementar uma solução de ERP, buscando sempre o máximo desempenho.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas, contamos com um corpo técnico qualificado, pronto para fazer a diferença nos mais diversos tipos de empresa. Somos especialistas em integrações.

Aumentar a produtividade de nossos parceiros, oferecendo o que há de melhor em software de gestão. É isso que perseguimos.



Deixe uma resposta